A velocidade das mudanças tem aumentado exponencialmente, o que reduz os ciclos de produtos, aumenta a pressão por inovação e se torna um desafio cada vez maior para líderes e colaboradores se manterem atualizados.
Confrontados com as várias novas tecnologias e suas consequentes inúmeras opções de escolhas, é fácil perder a visão estratégica para orientar seus esforços organizacionais.
Além disso, planejar a longo prazo passou a ser um desafio quase inócuo hoje.
No entanto, com a técnica de zoom out, que visualiza como estará sua indústria e o seu negócio daqui a dez anos e de zoom in, que planeja o curto prazo, dá a oportunidade de endereçar as estratégias dos próximos três anos, criar metas a partir desses e desenvolver as condições para transformar as possíveis disrupções na sua empresa em estratégias tangíveis de negócio.
O Planejamento Estratégico (PE) da Kronberg é realizado em 3 dias e leva em consideração as conexões que a empresa cliente cria em várias indústrias e o fluxo de dados através de redes que a empresa utiliza.
Assim, prepara o pré-work (dados da indústria, do ecossistema ampliado, preparo para análise competitiva, estrutura organizacional atual, resultados, etc.) que deve ser preenchido por todos os participantes.
Sugere a inclusão, não somente das cabeças pensantes da organização, mas também os principais executores.
Como é feito o Planejamento Estratégico:
Primeiro dia: nivelar o conhecimento dos participantes nos fundamentos estratégicos.
O segundo e terceiro dias: são dedicados para analisar os riscos e oportunidades, os direcionadores do negócio, as estratégias, as metas e os planos de ação – quem fará, o que e quando. Além de ser escolhido o sponsor do PE que coordenará a implementação dos planos de ação.