Após a publicação de nosso artigo “Inteligência Emocional Na Crise do Covid-19”, recebemos inúmeros pedidos para darmos mais dicas sobre o otimismo, para nos aprofundarmos nesta competência da inteligência emocional.  Procurei consolidar as perguntas que fazemos nos processos de Coaching da Kronberg para gerar percepções diferentes em nossos clientes e fortalecer esta importante competência, em especial neste momento de reclusão social.

 

PORQUE O OTIMISMO É UMA ESCOLHA INTELIGENTE

 

Apesar de termos um viés negativo no cérebro, e este parecer mais forte, temos igualmente um viés positivo. Considerem a coragem necessária para enfrentarmos nosso futuro comum! Sabemos que nossa vida é finita. Com o passar dos anos, testemunhamos o passamento de amigos e parentes. Experimentamos o passar do tempo em nossos corpos físicos.

 

Estas são verdades inescapáveis, imutáveis e inevitáveis. Mas nossa resposta a estes desafios não precisa ser!

 

O otimismo equilibrado é um elemento central na busca entusiasmada do bem-estar, especialmente no meio dos desafios de uma vida finita no mundo VUCA e nessa crise do Coronavírus.

 

Para aqueles ainda céticos que insistem no “eu sou realista”, um estudo com 150.000 adultos em 142 países feito em 2013 demonstrou que o envelhecimento saudável está associado ao aumento do otimismo. Os mais otimistas apresentaram os seguintes benefícios:

  • Coração mais forte e saudável.
  • Níveis mais baixos do colesterol ruim.
  • Melhor habilidade para lidar com os estressores da vida.
  • Funcionamento melhor do sistema imunológico.
  • Riscos reduzidos de enfartos.
  • Maior habilidade para gerenciar suas emoções com eficácia e
  • Maior longevidade.

 

Fonte: R. Chowdhury, T. Sharot, T. Wolfe, E. Düzel, e R.J. Dolan, “Optimistic Update Bias Increases in Older Age.”

  1. Gallagher, S. Lopez. S.Pressman, “Optimism is Universal: Exploring the Presence and Benefits of Optimism in a Representative Sample of the World.” Journal of Personality, 81, no. 5 (2013): 429-40

 

Uma abordagem otimista significa que enxergamos possibilidades e estamos comprometidos com as possíveis soluções. Não significa ignorarmos as questões que envolvem as possibilidades.

 

Muitas vezes somos levados a crer que um resultado negativo só pode ser uma fonte de problemas e desafios. No entanto, toda crise trás oportunidades. Basta nos aprofundarmos na questão com esta prerrogativa de mente. Trata-se de uma questão de escolha!

 

O que este desafio do COVID-19 te oferece? De que maneira uma porta se abriria na sua frente? O que está disponível agora que não estava antes?

 

O fato de simplesmente pensarmos sobre uma situação ideal e o pior cenário possível alivia nossa mente evitando que fiquemos ruminando em círculos as diferentes possibilidades. O melhor cenário nos dá uma meta. O pior, evita o excesso de preocupação e análise.

 

A PERSPECTIVA POSITIVA AMPLIA NOSSAS PERCEPÇÕES

 

Manter uma perspectiva positiva amplia nossas percepções cognitivas e emocionais e nos permite lidar com inúmeras situações, projetos, responsabilidades e demandas com calma e de forma focada. A perspectiva negativa limita nossas percepções.

 

CARACTERÍSTICAS DE PESSOAS OTIMISTAS

 

Pessoas que apresentam a competência do otimismo demonstram as seguintes características:

 

  • Enxergam o copo meio cheio ( na realidade, como falamos na Kronberg, enxergam a fonte), ou seja, as oportunidades ao invés de ameaças.
  • Possuem expectativas predominantemente positivas sobre os outros.
  • Têm expectativas positivas sobre o futuro.
  • Acreditam que o futuro será melhor que o passado.
  • Enxergam o lado positivo de situações adversas.

 

Pessoas que têm um desafio com esta competência apresentam as seguintes características:

 

  • Têm dificuldade em superar dificuldades e obstáculos.
  • Acham difícil manter esperanças que as coisas melhorarão.
  • Desistem facilmente diante de dificuldades e fracassos.
  • Expressam falta de confiança, ou sentimento de impotência e desesperança.

 

Tanto o otimismo como o pessimismo podem contagiar uma organização e uma família. A atitude positiva impacta positivamente as pessoas. E vice-versa! Lidar com pessoas pessimistas por muito tempo nos leva à exaustão!

 

A boa notícia é que o otimismo pode ser desenvolvido!

 

PERGUNTAS PARA GERAR PERCEPÇÕES OTIMISTAS

 

O PROBLEMA VAI DURAR PARA SEMPRE?

 

Um elemento chave do otimismo é o reconhecimento que não importa o quão terrível seja a situação, é temporária!  Alguns aspectos deste desafio podem ser permanentes, mas outros se modificarão com o tempo, em especial, o risco de vida uma vez que eventualmente desenvolverão a vacina para esse vírus.

 

Como esta situação se configurará em um ano? Cinco? Dez? Como queremos ser lembrados? Na nossa família, na nossa empresa, na comunidade, em nosso país?

 

UM PROBLEMA EM UM DOMÍNIO DA VIDA DEVE AFETAR TODOS OS OUTROS?

 

O pessimista encara um problema ou dificuldade não só como permanente, mas como abrangente também. Ou seja, deixa que esta situação se transborde para outras áreas de sua vida. Exemplo: o vírus trás sérios problemas financeiros para a empresa, para a família. Ou seja, o domínio financeiro fica negativamente afetado. Não é porque este domínio da vida pode vir a ser um problema temporário que deixaremos de ser bons pais, mães, filhos, amigos e cuidadores de nós mesmos, de nossa própria saúde.

 

O otimista circunscreve este evento negativo àquela esfera de sua vida. Não deixa de conviver com harmonia em casa, com amigos (à distância temporariamente), e nem de investir na sua saúde e qualidade de vida.

 

A CRISE ATUAL TE LEVA A SENTIR IMPOTENTE PARA MODIFICAR SUA REALIDADE?

 

Uma parte fundamental do otimismo é saber que você PODE tomar providências e agir para alterar sua situação. Muitas vezes não temos controle do resultado, mas temos uma escolha. Mesmo que tenha tentado inúmeras vezes, 100, 1000? Thomas Edison fez 1000 tentativas frustradas para inventor a lâmpada! Sua postura otimista, quando perguntado por um repórter como se sentia tendo “caído”ou fracassado 1000 vezes foi: Não caí mil vezes. A invenção da lâmpada exigiu 1000 passos!

 

Quais são as dez opções que ainda não contemplou? Mesmo aquelas fora de contexto, meio bobas. Muitas vezes algo fora da caixinha pode nos trazer insights valiosos. Que inovações posso trazer na família, nos meus hábitos, na minha empresa?

 

O QUE TE ENTUSIASMA NESSAS POSSIBILIDADES DE MUDANÇAS NA SUA VIDA?

 

Mesmo quando enfrentamos desafios, experimentamos uma sensação de antecipação; o que te entusiasma nesta situação? Se pudesse resolver isto da melhor maneira possível, quais poderão ser os benefícios? Mesmo se for “impossível” você pode imaginar esta situação dando certo? Como se sente quando contempla esta possibilidade?

 

O QUE ESTÁ DANDO CERTO PARA VOCÊ?

 

Fora deste desafio, o que está dando certo? Que oportunidades está perseguindo? Que contribuições positivas têm feito? Como ajudou a desenvolver, ensinar, empoderar outras pessoas?

 

O que gera confiança em você? Que não te dá medo? O que te entusiasma? O que acha positivo sobre você? A que e a quem deve ser grato? O que e quem te dá alegria?

 

Como pode se fortalecer nestas áreas de forma a ajudá-lo com os desafios atuais?

 

O QUE ESTÁ FORA DE SEU CONTROLE?

 

Há problemas que não podemos resolver, ou partes de alguns problemas que fogem de nosso controle. Quando pensa sobre seu problema/situação o que efetivamente está fora de seu controle? O que está sob seu controle?

 

Pode ser que a questão maior seja impossível, mas que escolhas ainda tem nesta situação?

 

SE TIVESSE CERTEZA QUE NÃO FRACASSARIA, O QUE FARIA OU MUDARIA AGORA?

 

O que é que visivelmente não está funcionando? Que parte disto é resultado de suas ações e escolhas? Se consegue reconhecer isto, está pronto para mudar?

 

Com a certeza de sucesso, o que tentaria? Tentaria mesmo sem a certeza de que vai dar certo? Qual é o risco? Oportunidade? O risco vale o ganho potencial?

 

COMO ACHA QUE UMA PESSOA QUE ADMIRA AGIRIA NESTE DESAFIO?

 

Pense em alguém que admira e respeita, ou alguém que te inspira ou seja uma fonte de luz em sua vida.

 

O que ela diria, pensaria, ou faria? O que ela sentiria? Aonde ela colocaria suas atenções?

 

Como esta pessoa pode ser uma fonte de inspiração e esperança para você?

 

O PARADOXO DE STOCKDALE

 

O otimismo aprendido ou saudável não significa que devemos abandonar a análise dos cenários possíveis: 1-) de recuperação rápida, 2-) de diminuição global da atividade econômica e 3-) de uma recessão global causada pela pandemia. Optar pelo otimismo saudável é um grande desafio, especialmente para as empresas com problemas de fluxo de caixa.

 

Nesta situação, o risco é o de as pessoas caírem no otimismo pouco saudável passando a acreditar na rápida solução da crise e deixando de tomar as duras decisões de desinvestimento para gerar caixa agora em melhores condições do que mais tarde, após uma possível recessão.

 

Não se trata disso, por isso lembrei-me do Paradoxo de Stockdale. O autor, Jim Collins em seu livro “Empresas Feitas para Vencer”, explica o que veio a ser chamado de Paradoxo de Stockdale.

 

James Stockdale, alto oficial da Marinha americana, ficou preso por mais de sete anos durante a Guerra do Vietnã. Nesse período foi torturado repetidamente e tinha poucas razões para acreditar que sairia vivo de lá.

 

Em uma conversa que Jim Collins teve com Stockdale para escrever seu livro, Collins pergunta: Quem não sobreviveu? Stockdale:  – Os otimistas! – Como assim? – Porque eles diziam que seriam libertados no Natal. O Natal chegava e passava e nada. Aí então a expectativa de liberdade passava para o Dia De Ação de Graças que chegava e passava e nada. Morreram de coração partido! Otimismo como escapismo e não como uma fonte de resiliência para enfrentar a dura realidade.

 

Em situação muito similar à história de Viktor Frankl, Stockdale encontrou uma forma de se manter vivo no equilíbrio entre a aceitação da severidade de sua situação e o otimismo saudável.

 

Stockdale no ensina que não devemos jamais confundir a fé, que jamais podemos perder, de que no final triunfaremos, com a disciplina para confrontar os fatos mais cruéis de nossa realidade atual.

 

Triunfaremos!

 

Por Carlos Aldan, CEO do Grupo Kronberg

 

 

 

 

  • Compartilhe:
  • Marketing Kronberg

Newsletter

Inscreva-se para receber nossos conteúdos e novidades