As chamadas “Soft Skills” podem garantir um emprego no final de ano

Você pode nunca ter ouvido o termo soft skills, mas com certeza já trabalhou com alguém que vivia reclamando o tempo todo da empresa, ou que não sabia trabalhar em equipe. O novo termo em inglês ganhou força e já é disseminado no sistema de contratação de funcionários de grandes empresas. Soft Skills são as características que moldam a personalidade de um indivíduo, ou seja, trata-se da parte comportamental dos profissionais.

O termo, em tradução literal para o português, significa habilidades interpessoais, ou seja habilidades para se relacionar melhor e realizar melhor as atividades no dia a dia de uma empresa.

 

Conheça o Programa EAD de Inteligência Emocional da Kronberg em parceria com a HSM, acesse: https://bit.ly/2STPIDi

 

Em 2017, a pesquisa global Capgemini Digital Transformations Institute, solicitada pelo LinkedIn, mostrou que 60% das empresas apresentam dificuldades em encontrar profissionais com soft skills. Segundo o relatório, a busca por profissionais com essas habilidades sociais aumentou consideravelmente.

A pesquisa entrevistou 1.250 executivos pelo mundo, e indicou que eles buscam em seus colaboradores: Foco no Cliente (65%), Colaboração (64%), Paixão por aprender (64%), e Habilidade Organizacional (61%).

Jefferson Vendrametto, diretor de relações institucionais do CEBRAC, afirma que o que mais elucida a importância das softs skills é que não basta o currículo ser impressionante se o candidato não tem postura profissional. “Nosso mundo exige pessoas que sejam competentes, mas que saibam deixar um ambiente harmônico. Consigam lidar de forma madura com as críticas, com as pessoas e com o todo da empresa. Hoje, muitos são demitidos por não terem essa inteligência emocional que é primordial para o bom funcionamento da empresa. Pessoas felizes, geram ambientes felizes e resultados melhores”, afirma Jefferson.

3 áreas importantes no desenvolvimento das soft skills:

• Empatia

A partir do momento que nos colocamos no lugar do outro, sabemos respeitar as diferenças e trabalhar com diversas pessoas, desenvolvendo uma mentalidade colaborativa. Respeitar as hierarquias e ter uma comunicação efetiva, são primordiais também.

• Solução de problemas e adaptabilidade

Grandes empresas tem grandes desafios e metas diárias, nem sempre o desempenho ou o trabalho são 100%, saber se adaptar às situações desfavoráveis e reverter isso em resultados positivos dentro das possibilidades, mostra essa vontade de trazer a melhoria para o lugar onde se trabalha. A criatividade também é muito valorizada, enxergar as situações em diversos ângulos buscando sempre a melhor solução para a empresa, os colegas e os clientes.

• Inteligência Emocional

Diz respeito a leitura comportamental que fazemos das outras pessoas e como reagimos a elas. Quem nunca recebeu uma mensagem, leu e achou algo que na realidade não era bem aquilo. Vivemos em um mundo onde somos bombardeados por informações o tempo todo, temos que estar preparados emocionalmente para lidar com elas e reagir de forma adequada, principalmente em um ambiente de trabalho.

 

Fonte: https://www.segs.com.br/

 

A Kronberg é uma consultoria com mais de 18 anos no mercado focada em programas customizados, que utilizam ferramentas validadas cientificamente, para que profissionais de liderança, comercial e linha de frente se desenvolvam e prosperem em um ambiente altamente volátil e complexo no mundo de negócios, tendo como base dos programas a Ciência da Inteligência Emocional, Ciência da Positividade e Neurociência do Aprendizado. Fale com um de nossos consultores CLIQUE AQUI

 

Conheça o nosso Programa EAD de Inteligência Emocional em parceria com a HSM, acesse: https://bit.ly/2STPIDi

  • Compartilhe:
  • Marketing Kronberg

Newsletter

Inscreva-se para receber nossos conteúdos e novidades