Assisti ao documentário O Dilema Das Redes. O filme tem gerado muitas discussões acaloradas e interessantes em grupos que participo. Compartilho com vocês minha opinião. Forte abraço!

Manipulação sempre existiu, mas nunca somente três empresas trilionárias tiveram e ainda terão tanto impacto em como quase metade da humanidade direciona sua atenção. O poder concentrado em tão poucas pessoas é sempre motivo de alerta.

Como pai de 4 filhos, e senso de responsabilidade profissional com nossos clientes, tenho enorme preocupação com essa questão trazida por esse documentário. Parece-me que as questões cruciais são: se a tecnologia usada pelos gigantes da mídia social causa comportamento destrutivo na sociedade humana; e se a cultura de um capitalismo sem regulação dessas empresas é que as produziu e se devemos ter regulação que as force a mudar o atual modelo de negócios ou não.

Não tenho instrumentos de análise suficientes para afirmar categoricamente se a manipulação social dessas gigantes da tecnologia será para o benefício ou detrimento da humanidade a longo prazo. Mas, o que sabemos é que esses mecanismos de busca organizam a propaganda de forma personalizada, relevante e feita sob medida para ser interessante para o usuário que, na realidade, é a mercadoria e não o cliente. A questão preocupante é que a verdade passa a ser cada vez mais relativa, secundária.

Talvez esses ex-executivos das big three venham a trazer contribuições importantes para a redução no número de suicidios – principalmente dentre adolescentes do gênero feminino (será que está politicamente correta essa denominação?), cirurgias plásticas de adolescentes para se parecerem mais com seus memes, na manipulação de eleições, na polarização da sociedade.

Minha esperança é que a natureza hipersocial do cérebro humano seja utilizada pela tecnologia, para aquilo que tínhamos esperança no início da mídia social – maior conexão entre os povos, maior comércio, paz e menos violência!

Por Carlos Aldan, CEO do Grupo Kronberg

  • Compartilhe:
  • Marketing Kronberg

Newsletter

Inscreva-se para receber nossos conteúdos e novidades