Afinal, como dar feedback negativo de forma construtiva e eficaz?
Dar feedback negativo pode ser um processo intimidador para ambos: para quem dá e para quem recebe o feedback. A preocupação de quem dá o feedback é a de não ferir os sentimentos da outra pessoa, de não parecer autoritário e não desmotivar ou desencorajar as pessoas. De outro lado, quem recebe o feedback pode perceber como uma crítica pessoal e uma ameaça à sua eficácia pessoal e amor próprio. Essa ferramenta foi criada para facilitar o processo de dar feedback negativo de forma que ambos os lados percebam a atividade como construtiva e útil.
1. Aceite o desconforto interno
Geralmente experimentamos sentimentos de estresse e preocupação quando temos que ter uma conversa difícil, como dar um feedback negativo, por exemplo.
· Pratique observar e aceitar este desconforto interno.
· Faça a respiração diafragmática, lenta, profunda e direcionada à estas emoções de desconforto antes da conversa.
· Assim estas emoções ficam mais apaziguadas e não interferem na conversa.
· Lembrando que as emoções são contagiosas. Devemos estar calmos e serenos para esta atividade.
2. Crie um espaço seguro
É muito comum que quem vai receber feedback experimente também fortes emoções – nervosismo e estresse.
· Tenha consciência desta possibilidade e empatia com a posição de quem recebe o feedback.
· Prepare um ambiente calmo, amigável e descontraído – uma saudação afetuosa, calorosa, oferecendo uma água, um café e quebrando o gelo antes de entrar no assunto.
3. Declare sua intenção
Esclareça que seu objetivo é o trabalhar em cooperação com a pessoa para melhorar o desempenho dela.
· Diga que será um diálogo no qual ambos terão a oportunidade de expressar suas opiniões.
4. Separe o trabalho do colaborador (a) da pessoa
Geralmente, principalmente em nossa cultura, temos a tendência de levar a crítica para o lado pessoal.
· Esclareça que está avaliando o trabalho da pessoa e não a pessoa: diga, por exemplo, este feedback está inteiramente voltado para seu trabalho e não para quem você é como pessoa.
5. Posicione como um cuidado
Posicione o feedback como uma indicação de cuidado com a pessoa.
· “Estou sendo detalhado aqui porque me preocupo por você, seu trabalho é importante para mim.”
6. Encoraje o mindset de crescimento
Enfatize a possibilidade de receber esse feedback como uma oportunidade de crescimento e aprendizado.
· Faça elogios quando puder para criar um sentido de esperança e convicção na capacidade de mudança e melhoria no desempenho da pessoa.
7. Reconheça a natureza subjetiva da situação
Reconheça que seu feedback pode projetar seus pontos de vista pessoais e vieses sobre o trabalho da pessoa e sobre o assunto.
· Diga: “Acredito que…” e “Na minha opinião…”
8. Enfatize as possibilidades de melhorias
Termine enfatizando as possibilidades de melhorias e como estas contribuirão para com os objetivos da pessoa.
· Expresse sua convicção que a pessoa aplicará seus atributos e disciplina para efetuar as mudanças necessárias e que você está sempre à disposição para contribuir com os esforços dela.
Espero que essas dicas tenham te ajudado a enfrentar este momento com mais sabedoria e inteligência emocional. Forte abraço!
Carlos Aldan – CEO do Grupo Kronberg
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