Você utiliza um estilo de comunicação específico ou utiliza diferentes estilos dependendo do seu interlocutor? Você consegue identificar estilos de comunicação diferentes dentro de seu time?

As empresas serão cada vez mais organizadas em times. A maioria dos colaboradores das novas gerações possuem uma aversão natural à autoridade. Esta realidade faz com que a comunicação seja uma ferramenta de gestão cada vez mais importante.

Comunicação é a arte e o processo de criar e compartilhar ideias. A comunicação eficaz depende da riqueza destas ideias. As habilidades de comunicação são as ferramentas que usamos para remover as barreiras da comunicação eficaz.

A comunicação envolve 2 dimensões básicas:

1.      Nível de assertividade

2.      Nível de emotividade

Estilos de Comunicação:

Estilo direto de comunicação

Tendência a dizer para as pessoas o que fazer ao invés de perguntar o que acham que precisa ser feito. Fazedores, trabalham duro e rápido e toleram poucas perguntas ou distrações. Comunicação objetiva. Este estilo precisa ter cuidado para não parecer ditatorial ou frio. Recomendável a prática de escuta ativa.

Dicas de comunicação para quem tem o estilo direto de comunicação:

·        Faça um esforço para escutar com atenção;

·        Deixe um tempo em sua agenda para perguntas e feedback;

·        Separe um tempo para “jogar conversa fora”;

·        Reconheça que algumas pessoas podem sentir a necessidade de expressar suas emoções sobre os tópicos;

·        Invista tempo para demonstrar apreciação pelas contribuições dos outros;

·        Não use e-mail para tópicos sensíveis e complicados Reconheça que o “brainstorming” pode ser útil;

·        Tente comunicar suas expectativas sobre como uma reunião deve ser;

·        Evite interromper.

Dicas para se comunicar com as pessoas que tem o estilo direto de comunicação:

·        Pergunte se eles têm tempo para conversar antes de começar a falar;

·        Seja objetivo, direto ao ponto – sem muitas detalhes e informações desnecessárias;

·        Limite o tempo de bate papo fora do tópico;

·        Não dê ou peça por informação sobre questões pessoais a não ser que eles o façam;

·        Prometa somente o que pode cumprir Peça e fale por/de ações específicas, não fale de forma abstrata;

·        Não doure a pílula – fale claramente.

Estilo determinado de comunicação

Adoram discutir ideias, brainstorming e falar sobre o contexto mais abrangente. Não se preocupam/gostam muito dos detalhes. Às vezes podem ter dificuldade de se manter no tópico/agenda.

Dicas de comunicação para quem tem o estilo determinado de comunicação:

·        Quando estiver considerando novas ideias para compartilhar, considere também o como colocará estas ideias na prática;

·        Respeite a agenda pré-estipulada;

·        Tente limitar o compartilhamento de informações fora do tópico;

·        Comunique-se com apreciação pelo trabalho e inputs de outras pessoas;

·        Seja claro nos seus pedidos e no racional por trás destes;

·        Certifique-se que permite a contribuição de outras pessoas, suas ideias e sugestões – e que você está escutando.

Dicas para se comunicar com as pessoas que tem o estilo determinado de comunicação:

·        Use uma agenda com o tempo especificado para cada tópico;

·        Comunique-se de forma objetiva, mas sem muitos detalhes enfatizando o contexto geral;

·        Entenda que podem se alongar com a paixão pelo assunto;

·        Use um check-list para ajudar a comunicar o que precisa ser feito;

·        Peça que quebrem suas grandes ideias em resultados e passos específicos;

·        Redirecione gentilmente a conversa de volta para o tópico central.

Estilo minucioso de comunicação

Focam nos fatos ao invés de opiniões. Evidência tangível. Sentem-se pouco confortáveis expressando emoções e tendem a evitar confrontações.

Dicas de comunicação para quem tem o estilo minucioso de comunicação:

·        Reconheça que nem todo mundo segue processos lineares de raciocínio e de decisões;

·        Entenda que para manter bons relacionamentos de trabalho com outras pessoas há que se considerar as emoções delas;

·        Aprenda a fazer perguntas de qualificação que possam ajudar a obter a informação que precisa;

·        Se precisar de mais tempo para análise demonstre o benefício da informação na qual está trabalhando;

·        Entenda o contexto geral de um projeto assim evitará buscar informações desnecessárias;

·        Faça perguntas sobre as pessoas. Demonstre interesse por elas para criar rapport.

Dicas para se comunicar com as pessoas que tem o estilo minucioso de comunicação:

·        Foque nos fatos, dados e estatísticas da situação ao invés de opiniões pessoais;

·        Fale com precisão e rigor ao invés de generalizações;

·        Dê tempo para eles pesquisarem e analisarem o assunto antes de tomarem uma decisão;

·        Seja organizado, pontual, e focado no tópico. Dê arrazoados lógicos para suas ações e para o que pedir para eles (as);

·        Evite assuntos pessoais a não ser que eles tomem a iniciativa.

Estilo atencioso de comunicação

Fazem questão que todos tenham uma oportunidade para participar, expressar suas opiniões, mas podem omitir suas próprias opiniões se acharem que podem desagradar as pessoas. Mostram-se interessados em escutar e descobrir como você e as pessoas estão.

Dicas de comunicação para quem tem o estilo atencioso de comunicação:

·        Reconhecer que as opiniões de outras pessoas sobre um assunto são separadas da opinião delas sobre você;

·        Entenda que nem todos sentem-se confortáveis para discutir assuntos pessoais com colegas de trabalho;

·        Respeite suas próprias opiniões assim como respeita a dos outros;

·        Deixe que as pessoas iniciem o assunto pessoal antes de fazer perguntas;

·        Reconheça que não precisa ser amigo de todos, mas deve tratar a todos e ser tratado profissionalmente.

Dicas para se comunicar com as pessoas que tem o estilo atencioso de comunicação:

·        Quando possível, tranquilize o estilo atencioso que suas opiniões não são pessoais;

·        Expresse interesse sincero pelos sentimentos, pensamentos e vida pessoal deles;

·        Deixe-os saber que aprecia a ajuda deles;

·        Encoraje-os a fazer pergunta-se compartilhar suas opiniões;

·        Resolva qualquer conflito rapidamente.

 

Você consegue identificar qual é o seu tipo de comunicação? Faça uma análise pessoal e entenda o que precisa melhorar. Caso você tenha um líder com uma comunicação que é possível ser identificada, siga as dicas para poder ter uma conversa mais franca, objetiva e sem ruídos com ele.

Entre em contato com o Grupo Kronberg para que possamos ajudar você e a sua equipe a evoluir ainda mais. Somos especialistas em ajudar empresas a navegar com sucesso a realidade cada vez mais desafiadora e exponencial do mundo dos negócios.

Um forte abraço!

Carlos Aldan | CEO do Grupo Kronberg

 

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