Em um artigo recente, expliquei sobre o Burnout e suas principais causas. Hoje, vamos dar seis dicas para que você saiba lidar com os principais estressores causadores do Burnout.

1-Como lidar com o excesso crônico de trabalho:

a. Durma no mínimo sete horas toda noite, idealmente oito horas (as células gliais do cérebro precisam deste tempo para limpar as toxinas produzidas durante o dia). Caso tenha dificuldade, pratique yoga e meditação regularmente. Desligue a TV, computador, telefone uma hora antes de seu horário de ir para a cama.

b. Pratique mindfulness, engaje-se no momento presente, conecte-se com as pessoas. Invista tempo e energia para socializar com familiares e amigos.

c. Delegue tarefas.

d. Seja assertivo e aprenda a dizer não sem gerar constrangimentos, mal-estar ou repercussão negativa para sua posição (Exemplo: estou com estas prioridades que me ocupam mais do que o tempo disponível de trabalho, no lugar de qual atividade você quer que eu coloque esta nova tarefa que me pede?).

e. Abandone o perfeccionismo – aprenda a reconhecer quando perde tempo fazendo um trabalho perfeito sendo que completar a tarefa já seria uma importante realização. Preste atenção no seu progresso e identifique quando conseguiu gerenciar suas tendências perfeccionistas. Seja mais flexível com seus padrões, ajustando-os aos diferentes contextos e resultados esperados.

2- Como lidar com a percepção de falta controle:

Fortaleça sua autoconsciência, entenda que emoções e padrões emocionais essa situação está trazendo para você. Por que me sinto desta forma? Como posso transformar essas emoções deflagradas em recursos estratégicos para corrigir essa percepção de falta de controle? Ou corrigir o que efetivamente me leva à falta de controle? Pergunte-se o que está sob minha influência e posso mudar e o que preciso negociar. Converse com seu gestor, renegocie prioridades e recursos de forma profissional, embasada em fatos e em planejamento.

3- Como lidar com a questão de recompensa e reconhecimento:

Pergunte-se, como posso fortalecer minha autoconfiança de forma que a falta de reconhecimento tenha menor impacto no meu bem-estar? Como posso negociar motivadores extrínsecos – remuneração fixa, variável, status, desafios maiores – mais compatíveis com minha carga de trabalho?

4- Como lidar com o clima organizacional, com o sentimento de pertencimento:

Pergunte-se: Como posso contagiar positivamente as pessoas com quem trabalho? Quem dita o ritmo do clima de sua equipe é o seu gestor, mas todos têm uma importante parcela de responsabilidade por promover um clima de trabalho positivo e construtivo. Caso, após várias tentativas não consiga, mude de emprego.

5- Como lidar com a questão de equidade:

Fale. Seja assertivo, ou seja, coloque seus sentimentos, suas percepções, de forma objetiva, articulada e respeitosa. Demonstre seu valor e se não funciona, peça que seja reconhecida, que tenha a oportunidade que deseja e merece, os recursos que precisa.

6- Como lidar com a incompatibilidade de valores:

Faça um teste de valores para detectar os valores que lhe são sagrados. Daí se pergunte, como estes valores são expressos e respeitados no meu trabalho? Caso encontre um gap importante aqui, tente influenciar sua organização. Se o comportamento de seus gestores e da organização como um todo vão de encontro aos seus valores, talvez seja o caso de procurar ambientes com valores convergentes aos seus.

Cuide da sua Saúde Mental e das pessoas ao seu redor. A Kronberg pode ajudar você e a sua empresa neste momento tão desafiador. Contamos com treinamentos baseados na Ciência da Felicidade e na Inteligência Emocional para capacitar profissionais, líderes e equipes a lidar com os principais causadores de burnout e com o esgotamento profissional.

Um forte abraço!

Carlos Aldan – CEO do Grupo Kronberg

  • Compartilhe:
  • Marketing Kronberg

Newsletter

Inscreva-se para receber nossos conteúdos e novidades