É importante salientar que a ansiedade tem um importante papel na nossa evolução. Ela se instala quando algo imprevisível ocorre, porque a mente humana precisa de coerência, previsibilidade e conforto. Essas emoções nos protegem de perigos nos indicando aquelas pessoas e situações que podem representar uma ameaça para nossa vida.

Assim, antecipamos possíveis problemas mais rapidamente, criamos planos e resoluções eficazes, nos tornamos mais sensíveis aos outros, criamos relações fortes e duradouras, protegemos crianças e pessoas menos favorecidas.

Mas, ansiedade em excesso pode se transformar em um sério transtorno mental quando nos força a viver em estado constante de alerta, a enxergar perigo em todas as circunstâncias. Se a ansiedade começa afetar negativamente seus relacionamentos, seu trabalho, ou sua habilidade para ter sucesso, esta então se torna um problema clínico.

Reconheça a ansiedade, entenda que não se trata de fraqueza de caráter, mas de um transtorno a que todos estamos passíveis de desenvolver.

Siga as seis dicas abaixo para lidar melhor com ela:

1. Reconheça quando está ansioso – de onde vem este sentimento? Em que parte principal de seu corpo ela se manifesta?

2. Toque esta parte, mentalize a ocitocina, liberada pelo toque, te acalmando.

3. Nomeie a ansiedade e outras emoções que experimenta – ao fazê-lo, cria uma barreira entre você e a emoção, “você esquenta a parte fria do cérebro” e “esfria a parte quente” permitindo-lhe enxergar a situação sob outras perspectivas.

4. Foque no “que” quer na sua vida, “que” resultados espera desse momento de alto estresse? Evite focar no “por quê”? “Por que isso ocorre comigo?” “Por que eu?” “Por que dessa pandemia”

5. Faça a respiração diafragmática.

6. Demonstre gratidão. Pense em alguém, ou nas pessoas que contribuíram ou ainda contribuem para com sua vida. Escreva uma carta de gratidão para ela (s) e faça um diário pessoal de gratidão. Pessoas que fazem esses exercícios experimentam mais emoções positivas, dormem melhor, fortalecem a resiliência emocional, o sistema imunológico e a motivação intrínsica.

Está se sentindo ansioso? Coloque em prática essas dicas e melhore o seu dia a dia. Somente praticando que você verá resultados significativos.

Forte abraço!

Carlos Aldan – CEO do Grupo Kronberg

  • Compartilhe:
  • Marketing Kronberg

Newsletter

Inscreva-se para receber nossos conteúdos e novidades