No ambiente empresarial, segurança psicológica é rara. Isto porque estamos expostos ao instinto humano de ansiar por estima e pertencimento, evitamos a culpa, concordamos com o chefe e temos hierarquias que exacerbam esses instintos.

O que precisamos entender é que a segurança psicológica no ambiente de trabalho favorece a tomada moderada de risco, ajuda a ter conversas difíceis, estimula a criatividade, inovação e principalmente a confiança.

Abaixo, temos 6 dicas para te ajudar a conquistar a segurança psicológica no seu trabalho:

1. Aborde conflitos como um colaborador, não como um adversário

Odiamos perder mais do que gostamos de ganhar – uma derrota percebida promove tentativas de restabelecer equidade por meio de competição, crítica ou desengajamento. Pergunte-se: como podemos atingir um resultado desejável para ambos?

2. Fale de humano para humano

Debaixo de toda confrontação entre pessoas estão necessidades universais como respeito, competência, status social, estima, autonomia e pertencimento.

Vamos fazer uma reflexão chamada “just like me” – “igual a mim”, considere:

– Esta pessoa tem crenças, perspectivas e opiniões assim como eu as tenho.

– Esta pessoa possui esperanças, ansiedades e vulnerabilidades, assim como eu.

– Esta pessoa tem amigos, família, que a amam, assim como eu.

– Esta pessoa quer ser respeitada, apreciada e competente, assim como eu.

– Esta pessoa anseia ter paz, alegria e felicidade, assim como eu.

3. Antecipe reações e planeje suas respostas

OBJEÇÕES – Se eu fizer esta colocação, desta forma, quais serão as possíveis objeções e como responderei?

PONTOS – Quais são meus pontos principais?

REAÇÕES – Quais são as maneiras que meu interlocutor poderá responder?

RESPOSTAS – Como eu responderei a cada um destes cenários?

4. Substitua culpa por curiosidade e adote um mindset de aprendizado

Peça por soluções. As pessoas responsáveis por criar um problema geralmente têm a chave para resolvê-lo. Pergunte diretamente: “O que acha que precisa acontecer aqui?” ou “Qual seria o cenário ideal que resolveria este problema?” e ainda “Como posso apoiar?”.

Engaje-os em exploração: “Imagino que haja múltiplos fatores em jogo. Talvez possamos descobrir juntos quais são?”

5. Peça por feedback logo após dar sua mensagem

– O que deu certo e o que não deu em minha entrega?

– Como se sentiu ao ouvir minha mensagem?

– Como eu poderia apresentá-la com maior eficácia?

6. Meça a segurança psicológica

Pergunte periodicamente:

– Quão confiantes vocês estão que não terão retaliação ou críticas se admitirem erros ou cometerem falhas?

Gostaram das dicas? Agora é só colocar em prática e iniciar um processo de conquista pela segurança psicológica no seu trabalho.

Um forte abraço!

Carlos Aldan – CEO do Grupo Kronberg

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