Vamos falar sobre os principais pilares da Inteligência Emocional? Quero começar com a Autoconsciência.
Quando possuímos maior clareza sobre nós mesmos, nos tornamos:
- Mais autoconfiantes;
- Mais criativos;
- Melhores profissionais;
- Líderes mais eficazes – com colaboradores mais satisfeitos, engajados, e empresas mais rentáveis;
- Profissionais mais satisfeitos e engajados;
- Tomamos melhores decisões;
- Criamos fortes e duradouros relacionamentos;
- Nos comunicamos com eficácia;
- Menos propensos a mentir, enganar e roubar;
A autoconsciência interna é como enxergamos claramente nossos valores, paixões, aspirações, nos adaptamos ao ambiente, reações e impacto nos outros. Quanto temos a autoconsciência interna nós temos maior satisfação com o trabalho, melhores relacionamentos, controle pessoal e social e felicidade.
Já a autoconsciência externa é o entendimento de como as pessoas nos veem nos fatores listados na autoconsciência interna. As pessoas que sabem como os outros as enxergam possuem maior empatia e entendimento das perspectivas dos outros. Para líderes que enxergam como são vistos por seus colaboradores, estes são mais satisfeitos com seus líderes e os enxergam como mais eficazes.
É importante ressaltar que um resultado elevado na autoconsciência interna não significa resultado elevado na externa e vice-versa.
Apesar de a maioria das pessoas acreditar que possuem autoconsciência elevada, apenas 10 a 15% das pessoas que responderam os assessments do Grupo Kronberg (200.000 casos) efetivamente possuem elevada autoconsciência. Quanto maior o nível de poder a pessoa possui, maior a probabilidade de que superestimará suas competências e habilidades.
As pesquisas fornecem duas explicações para este fenômeno:
1. Em virtude do nível hierárquico, a liderança sênior têm poucas pessoas acima dela que poderiam dar feedback franco.
2. Quanto maior o poder das pessoas em posição de liderança, mais as pessoas se sentem desconfortáveis e oferecer feedback construtivo, por medo de prejudicar suas carreiras.
Além disso, na medida que o poder da pessoa aumenta, o desejo de efetivamente escutar diminui, ou porque pensam que sabem mais que seus colaboradores ou porque buscar feedback pode trazer custos inesperados.
Gostou da explicação? Essa é uma pequena parte sobre a autoconsciência. Temos muito o que falar sobre este tema e é claro, sobre a Inteligência Emocional. Te espero para refletir na próxima semana sobre o segundo pilar.
Abraços!
Carlos Aldan – CEO do Grupo Kronberg
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