Neste artigo, vou dar quatro passos essenciais para que você consiga lidar com as emoções negativas que aparecem no dia a dia, principalmente com a crise da COVID-19.

Primeiro passo: Cuide do orçamento do seu corpo! 

O cérebro humano estima constantemente a necessidade energética do corpo para os eventos do cotidiano e cria reservas para eventos estressantes ou doenças como a atual crise do COVID-19. Uma área do corpo que estoura o orçamento constantemente, sem as devidas “receitas”, cria um desequilíbrio no orçamento do corpo. As consequências desse desequilíbrio do corpo podem se manifestar de inúmeras formas: sistema imunológico prejudicado, doença, depressão, hipersensibilidade, dificuldade de concentração, memória falha, regulação emocional diminuída (maior reatividade) e cansaço crônico.

Segundo passo, siga as dicas:

  • Dedique tempo para o seu desenvolvimento pessoal – leitura, cursos (há muita coisa de qualidade gratuita);
  • Faça exercícios físicos. Encontre uma atividade física que te dê prazer;
  • Se está ficando irritado, nervoso, ansioso, mude de ambiente, faça uma caminhada;
  • Durma de de 7 a 8 horas de sono por noite. Nosso cérebro precisa desse tempo, para a grande maioria dos seres humanos, para eliminar as toxinas produzidas durante o dia;
  • Dedique tempo para meditar. Separe um tempo para você mesmo para refletir e manter o foco e direção claras;
  • Pratique exercícios de mindfulness;
  • Pratique a gratidão e o perdão.

Terceiro passo: reprograme as emoções que te levam a comportamentos improdutivos.

As emoções são nossas amigas, possuem energia, dados e informações. Vamos dar as boas vindas a cada uma delas, sem julgamento, porque quando julgamos algo, criamos um conflito e nossa realidade passa a operar dentro dos estreitos limites de nosso julgamento. Perdemos assim, a oportunidade de transformar cada uma de nossas emoções “positivas” ou “negativas” em recursos estratégicos a nosso favor, transformando-as em oportunidade de aprendizagem, de ressurgimento, ou, de simplesmente, usufruir o aqui e agora.

Quarto passo: transforme a dor e sofrimento em realizações e conquistas.

Tire o medo e a ansiedade e transforme isso em oportunidade e incentivo. Assim, nos transformarmos em pessoas melhores.

Espero que com estes passos você esteja mais preparado para lidar com as emoções negativas. Me conte se gostou e um forte abraço!

Carlos Aldan | CEO do Grupo Kronberg

  • Compartilhe:
  • Marketing Kronberg

Newsletter

Inscreva-se para receber nossos conteúdos e novidades