Pesquisas com líderes que realizaram assessments nestes mais de 19 anos de Kronberg, demonstram que pessoas que têm poder apresentam déficits de empatia. A maioria dos fracassos de liderança não envolvem fraudes, malversação de recursos ou escândalos sexuais.
É mais comum observarmos líderes fracassarem na autogestão diária e no uso do poder motivado pelo ego, ganância e interesse pessoal. Como isso ocorre?
Nas escolhas pequenas inicialmente, feitas provavelmente inconscientemente. Um ato de interferência usando o peso do cargo, exigências de tratamento especial, decisões autoritárias e tomadas isoladamente. A famosa frase “Você sabe com quem está falando?”
Os benefícios da empatia e porque se trata de uma habilidade indispensável:
- Maios engajamento: Quando as pessoas se sentem valorizadas e cuidadas. Evita-se o sentimento de irrelevância e o engajamento aumenta.
- Maior lealdade: A principal razão que leva uma pessoa a se demitir de uma organização é a falta de confiança e apreciação das pessoas em posição de liderança.
- Maior espírito de equipe: Efeito de contágio positivo que resulta em maior cooperação, menos conflitos destrutivos e maior produtividade.
- Maior confiança e criatividade: Quando as pessoas se sentem ouvidas e apreciadas, arriscam mais, investem tempo e energia para gerar novas ideias, processos e métodos para levar a organização para frente.
- Maior satisfação com a vida: As pessoas com alta empatia possuem redes de relacionamentos maiores e mais gratificantes, são mais propensos a ajudar quem necessita de suporte e apoio.
- Reduz o estresse: O benefício de estar engajado empaticamente é que podemos ter maior regulação emocional, cuidando de nosso próprio estresse.
- É um antídoto ao Burnout: Estudos demonstram que quanto maior a habilidade empática de uma pessoa, menor o risco de burnout. Isto significa que quando fortalecemos nossas habilidades empáticas, passamos a desenvolver nossas habilidades para lidar com situações difíceis de trabalho.
- A empatia guia a moralidade: A empatia nos auxilia na identificação de comportamentos que consideramos aceitáveis. Empatia é o alicerce de comportamentos morais que criam comunidades saudáveis, das quais todos nos beneficiamos.
A empatia nos ajuda a manter a harmonia, mesmo quando as coisas ficam complexas, preservando assim as relações com as pessoas queridas. Participe dos treinamentos da Kronberg onde abordamos estes e outros assuntos relevantes para você e sua empresa.
Forte abraço!
Carlos Aldan
-
Compartilhe:
Deixe um comentário