A conexão entre o líder e os colaboradores é chave para aumentar a produtividade. Por isso, separei sete dicas essenciais para que você crie uma conexão verdadeira com os seus liderados. Confira abaixo:

1.CUIDADO COM A INCOERÊNCIA ENTRE O QUE DIZ E FAZ

É melhor não dizer nada ou postergar sua comunicação até ter certeza que suas ações serão coerentes com sua comunicação.

2. SIMPLIFIQUE O QUE É COMPLEXO

Sua mensagem deve ser simples e ao mesmo tempo profunda em significado.

3. ENCONTRE SEU “JEITÃO” DE SE COMUNICAR

Não adianta copiar o jeito dos outros. Se não tenho facilidade em contar piada, não adianta eu tentar fazer. Temos que encontrar nossa forma NATURAL de fazer.

4. ESTEJA PRESENTE

Quer ser eficaz? Então, você tem que estar 100% engajado. O interlocutor sente se você não está 100% ali.

Você está no meio de uma tarefa, super concentrado e aí chega alguém precisando de um ombro amigo. Você finge que dá atenção, mas está preocupado com o projeto.

NÃO fazemos isto direto com os filhos? Que tal falar a verdade? “Antônio, não posso te dar a atenção que você merece agora. Que tal falarmos às 15h?”

5. OUÇA COM SEUS OLHOS ASSIM COMO COM SEUS OUVIDOS

De novo é a questão do engajamento e sua forma de se comunicar com todos os elementos humanos. Quando você estabelece o contato visual e acredita no que está dizendo, sua força de comunicação aumenta exponencialmente.

Na comunicação digital, perdemos grande parte da legenda emocional, portanto, o esforço de estarmos presentes, engajados, olhar, gestos na tela, parafrasear o que as pessoas dizem demonstrando que está escutando mesmo acabam aumentando a importância.

6. FORTALEÇA SUA EMPATIA

A Empatia serve para ser um excelente comunicador. Não tem nada a ver com leniência.

7. CONTE HISTÓRIAS

A linguagem escrita tem aproximadamente 5 mil anos. Nossa espécie, tem aproximadamente 300000 anos, o que significa que transmitimos nossas normas, crenças, conhecimento, cultura de geração para geração por meio de contação de histórias durante 98% de nossa existência até agora!

É por isso que gostamos tanto de histórias. Então, que história posso contar para passar minha mensagem? Se a história não tem relevância não adianta nada. E se não for bem contada, a relevância diminui de importância.

Espero que tenha gostado das dicas compartilhadas e que você entenda a importância de criar conexões com a sua equipe principalmente neste momento de incertezas que estamos vivendo.

Carlos Aldan – CEO do Grupo Kronberg

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