As pessoas nunca estiveram tão conectadas eletronicamente como na atualidade, no entanto, nunca se sentiram tão emocionalmente sós e isoladas como agora. Como resultado, os colaboradores se sentem desmotivados, desengajados e, muitos, imobilizados, diante desta realidade.

  • 1 em 3 profissionais está desengajado;
  • Profissionais engajados apresentam índices de produtividade 20% maiores do que a média e são 32% mais comprometidos com a empresa;
  • Possuem maior resiliência em tempos de crise, como este que estamos vivendo;
  • O custo de absenteísmo, baixa produtividade e influência negativa no clima, justifica qualquer investimento em desenvolvimento de RH.

Profissionais desengajados se sentem distantes dos colegas, da organização e de suas funções. Este sentimento de desconexão, drena suas próprias energias e afeta negativamente o clima organizacional.

Conseguem trabalhar mas se restringem ao cumprimento de tarefas porque acham que o esforço deles é irrelevante e ninguém se importa com isto. É responsabilidade do líder tentar reverter esta situação mostrando as conexões entre a função deles e a empresa; entre eles e as estratégias, ideias, planos de ação; entre eles e as pessoas e ajudando-os a removerem os obstáculos que impedem que estas conexões ocorram naturalmente e recorrentemente.

O principal fator de motivação dos colaboradores no ambiente de trabalho é o relacionamento com o superior imediato. Portanto:

  • Elimine o clima de medo, se houver.
  • Promova um clima descontraído, de excelência, de bons relacionamentos.
  • Demonstre genuíno interesse pelas pessoas. Converse, procure-as, mostre seu lado humano.
  • O medo mina a produtividade porque afeta as áreas do cérebro responsáveis pelo riso, criatividade e empatia.
  • Crie oportunidades para que a pessoas se conheçam melhor (ex.: diretoria de assuntos sociais, comitê de emoções positivas).
  • Compartilhe experiências.
  • Promova comunicação pessoal direta, diminuindo os e-mails.
  • Promova mudanças no espaço físico que refletem esta preocupação com as conexões e relacionamentos.

Portanto, promova um ambiente caloroso, encoraje a criatividade, faça e promova ações sociais, sugira e faça reuniões fora do ambiente de trabalho e promova ações beneficentes. Preocupe-se com os seus colaboradores!

Forte abraço!

Carlos Aldan – CEO do Grupo Kronberg

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  • Marketing Kronberg

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