Se a sua resposta para o título deste artigo for não, é hora de repensar porque a característica mais importante em uma equipe de sucesso é sim a confiança. Ela é a base essencial para a construção de uma equipe. A falta dela faz com que os membros não se entreguem completamente, deixando de se comprometer com as obrigações e decisões.
Mas afinal, o que é confiança? Em resumo, confiança é a crença que uma pessoa tem intenção de fazer a coisa certa (caráter) e sabe o que e como fazer (competência).
Bom caráter + Competência = Confiança
“Confiança é o desejo de aceitar vulnerabilidade baseado em expectativas positivas sobre o comportamento de outra pessoa.”
– Jennifer Dunn & Maurice Schweitzer
Emoções positivas aumentam a confiança como: felicidade, gratidão, alegria e apreciação. Isto porque a substância química relacionada à confiança é a ocitocina. Em contrapartida, emoções negativas reduzem a confiança como: raiva, tristeza e culpa.
Os membros de equipes coesas e vencedoras confiam uns nos outros em um nível fundamental e emocional, e se sentem confortáveis sendo vulneráveis entre eles sobre suas fraquezas, erros, medos e comportamentos. Atingem um ponto em que conseguem ser completamente abertos, sem filtros e sem máscaras.
Mas, como conquistar confiança?
O primeiro passo para criar um ambiente de confiança é seguir os 4 C’s abaixo:
• Compromisso – cumprindo-os com consistência;
• Cuidado – demonstrando que a outra pessoa importa;
• Consistência – reagindo de forma previsível;
• Competência – demonstrando habilidade para cumprir com compromissos.
Confiança em números:
Para que não reste dúvidas que você deve dedicar um tempo para gerar confiança na sua equipe, separamos dados de comparação de pessoas com baixa confiança em empresas e com alta confiança em empresas*.
Quem tem alta confiança possui:
- 74% menos estresse;
- 106% mais energia de trabalho;
- 50% mais produtividade;
- 76% mais compromisso;
- 40% menos Burnout;
- 29% maior satisfação com a vida.
O que você está esperando para promover a confiança no seu ambiente de trabalho? Entre em contato conosco e saiba mais sobre os programas que podemos elaborar especialmente para você e sua equipe para fortalecer essa confiança.
Forte abraço!
Carlos Aldan | CEO do Grupo Kronberg
*Data collected 2016 from a nationally US sample 1095 working adults. Excerpt from Trust Factor: The Science of Creating High-Performing Companies by Paul J. Zak 2017. Infographic from KRONBERG
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