Você sabia que a confiança é a base para um trabalho coeso e funcional em equipe?

O entrosamento é fundamental às empresas que querem obter um bom desempenho. Para isso, o líder deve conquistar a confiança da equipe, de forma a mantê-los sempre engajados e capacitados para executar as tarefas diárias.

Times com problemas de confiança tendem a demorar mais para entregar as tarefas diárias, guardam ressentimentos e evitam conversas.

Mas, ao construir a confiança, é possível que haja conflitos no ambiente, já que os membros tendem a participar dos debates de maneira emocional, expondo comentários críticos, por saberem que não serão punidos. Nesse caso, a primeira reação do líder é proteger os integrantes contra as ofensas, encerrando a discussão e interrompendo a habilidade dos participantes em lidar com os seus próprios conflitos.

A fim de ajudar no desafio de liderança, deixo algumas dicas que irá auxiliá-lo durante o processo. Aumente a confiança a partir das seguintes sugestões:

– Crie atividades para conhecer histórias pessoais;

– Conheça as diferentes personalidades e práticas de comunicação dos perfis;

– Estabeleça a rotina do feedback.

Aproveite, também, para desenvolver o seu grupo através de práticas que façam vir à tona discórdias enterradas — com o objetivo de despertar a realidade nos colegas — e/ou exerça um papel de mediador para as partes não ultrapassarem a barreira do debate saudável.

Promova a confiança no seu ambiente de trabalho! Entre em contato conosco e saiba mais sobre os programas que podemos elaborar especialmente para você e sua equipe.

Forte abraço!

Carlos Aldan | CEO do Grupo Kronberg

  • Compartilhe:
  • Marketing Kronberg

Newsletter

Inscreva-se para receber nossos conteúdos e novidades