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Accountability: como aplicar esse conceito em sua empresa?

Accountability é um termo em inglês que pode ser traduzido de diversas maneiras, como controle, fiscalização ou prestação de contas. Mas, em tese, é uma cultura usada para referir-se às pessoas que puxam para si a responsabilidade de guiar e tomar decisões.

Dentro do ambiente corporativo, esse conceito é relacionado à cobrança, com responsabilidade, do desempenho ou comportamento entre os membros da equipe. Já que, de acordo com a proximidade dos colaboradores, maior é o desafio da cobrança — por medo de prejudicar o relacionamento pessoal. Porém, com demonstrações de respeito, o time ficará mais coeso e suprirá as altas expectativas.

Como implementar e fortalecer a Accountability?

Trace metas e padrões claros para a equipe, onde cada um possa reconhecer os seus compromissos, além de fornecer feedbacks regulares sobre o comportamento e recompensar ações corretas.

Qual o papel do líder na Accountability?

Entenda que uma responsabilidade não é criada sozinha. Compartilhe, pois líderes que são colocados como única fonte de disciplina criam um ciclo de demandas intensas para si, e compreenda que só existe a necessidade de intervenção quando não há cobrança mútua.

Passos para fortalecer a cultura de accountability em seu time:

1. Compartilhe a sua visão de accountability: crie uma narrativa respondendo às seguintes perguntas:

• Quais são os problemas que devemos resolver?

• Por que a accountability é importante para nós?

• O que precisamos fazer diferente?

• Quais benefícios teremos se nosso time/organização criar uma cultura baseada na accountability?

2. Faça da accountability uma atividade diária: revise cada área, compartilhe o entendimento sobre a accountability e pontue as organizações. Entenda:

• Realize o que se comprometeu a fazer;

• Busque alcançar metas antes de reclamar delas;

• Comunique com antecedência o time sobre possíveis faltas ou perdas de compromisso;

• Não procure um culpado, assuma responsabilidades pelos seus atos — sejam erros ou conquistas.

3. Ancore a accountability na cultura do seu time: crie duas listas e deixe-as claras para a equipe:

1. O que fazer:

• Tenha um entendimento claro e completo de seu papel e responsabilidades.

• Seja transparente, verdadeiro e honesto.

2. O que não fazer:

• Não dê desculpas.

• Não assuma seus erros.

• Não culpe os outros.

4. Seja um exemplo de accountability: muitos processos fracassam porque os líderes não demonstram os comportamentos que declararam ser essenciais para a organização. Por isso, seja um exemplo de accountability, elevando o seu nível de conhecimento sobre o assunto.

Entre em contato conosco e saiba como podemos colaborar para o crescimento seu e da sua equipe.

Forte abraço! Carlos Aldan.

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