Accountability é um termo em inglês que pode ser traduzido de diversas maneiras, como controle, fiscalização ou prestação de contas. Mas, em tese, é uma cultura usada para referir-se às pessoas que puxam para si a responsabilidade de guiar e tomar decisões.
Dentro do ambiente corporativo, esse conceito é relacionado à cobrança, com responsabilidade, do desempenho ou comportamento entre os membros da equipe. Já que, de acordo com a proximidade dos colaboradores, maior é o desafio da cobrança — por medo de prejudicar o relacionamento pessoal. Porém, com demonstrações de respeito, o time ficará mais coeso e suprirá as altas expectativas.
Como implementar e fortalecer a Accountability?
Trace metas e padrões claros para a equipe, onde cada um possa reconhecer os seus compromissos, além de fornecer feedbacks regulares sobre o comportamento e recompensar ações corretas.
Qual o papel do líder na Accountability?
Entenda que uma responsabilidade não é criada sozinha. Compartilhe, pois líderes que são colocados como única fonte de disciplina criam um ciclo de demandas intensas para si, e compreenda que só existe a necessidade de intervenção quando não há cobrança mútua.
Passos para fortalecer a cultura de accountability em seu time:
1. Compartilhe a sua visão de accountability: crie uma narrativa respondendo às seguintes perguntas:
• Quais são os problemas que devemos resolver?
• Por que a accountability é importante para nós?
• O que precisamos fazer diferente?
• Quais benefícios teremos se nosso time/organização criar uma cultura baseada na accountability?
2. Faça da accountability uma atividade diária: revise cada área, compartilhe o entendimento sobre a accountability e pontue as organizações. Entenda:
• Realize o que se comprometeu a fazer;
• Busque alcançar metas antes de reclamar delas;
• Comunique com antecedência o time sobre possíveis faltas ou perdas de compromisso;
• Não procure um culpado, assuma responsabilidades pelos seus atos — sejam erros ou conquistas.
3. Ancore a accountability na cultura do seu time: crie duas listas e deixe-as claras para a equipe:
1. O que fazer:
• Tenha um entendimento claro e completo de seu papel e responsabilidades.
• Seja transparente, verdadeiro e honesto.
2. O que não fazer:
• Não dê desculpas.
• Não assuma seus erros.
• Não culpe os outros.
4. Seja um exemplo de accountability: muitos processos fracassam porque os líderes não demonstram os comportamentos que declararam ser essenciais para a organização. Por isso, seja um exemplo de accountability, elevando o seu nível de conhecimento sobre o assunto.
Entre em contato conosco e saiba como podemos colaborar para o crescimento seu e da sua equipe.
Forte abraço! Carlos Aldan.
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