Engajamento pode ser visto como o interesse de uma, ou mais pessoas, em partilhar uma causa, em prol de um objetivo em comum.

Dentro de uma instituição, é muito importante que os colaboradores estejam comprometidos. Afinal, pesquisas mostram que profissionais dedicados apresentam 20% mais produtividade do que a média, sendo 32% mais comprometidos — produzindo os melhores resultados de negócios.

Em 2013, o gráfico da Gallup demonstrou que 49% dos funcionários do Brasil estão desengajados, o que gera uma queda na produtividade e energia, já que um ambiente saudável é fundamental para proporcionar novos desafios e inovações.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O QUE GERA FRACASSO?

O grande problema está em considerar o RH como único responsável por esse índice, contribuindo para o desenvolvimento da falácia que as ações efetuadas por eles são primordiais ao processo. Porém, esse fator está 70% relacionado à liderança da equipe, que é capaz de conduzir o time para os bons resultados — através de cobranças saudáveis e feedbacks.

BABY BOOMERS, X, Y, Z

Segundo o Glassdoor, a habilidade de aprender e progredir é determinante para atrair novos talentos. Assim, somente um terço dos Milênios acreditam que as suas empresas estão utilizando, de maneira adequada, as suas habilidades. 42% afirmam que devem sair da atual instituição porque não estão obtendo conhecimento em uma velocidade necessária.

Por conta disso, essa geração trocou alguns termos, como “meu salário”, “minha satisfação”, “meu chefe”, “minha avaliação”, “minha fraqueza” e “meu trabalho” para “meu propósito”, “meu desenvolvimento”, “meu coach”, “meu feedback”, “minhas forças” e “minha vida”, respectivamente. E esse ponto prova que: uma empresa que motiva o crescimento e desenvolvimento, além de buscar prosperidade e sucesso para o coletivo, é mais atraente do que uma que oferece um salário alto.

Levando em consideração o que foi dito, ter um time qualificado é essencial para o sucesso do seu negócio, possibilitando um crescimento progressivo e impactando, positivamente, a vida profissional dos colaboradores.

Você possui dúvidas de como dar o primeiro passo nesse processo? Entre em contato comigo para conversamos ou com o time Kronberg.

Forte abraço! – Carlos Aldan

  • Compartilhe:
  • Marketing Kronberg

Newsletter

Inscreva-se para receber nossos conteúdos e novidades