Nesse novo artigo, irei explicar um pouco mais sobre o conceito de Mundo VUCA e BANI e a importância de uma liderança inspiradora no cenário atual.
Para descrever o cenário pós-Guerra Fria, o Army War College criou a ideia de VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity and Ambiguity), ou seja, um ambiente considerado volátil, incerto, complexo e ambíguo.
Porém, em 2018, Jamais Cascio, professor da Universidade da Califórnia, conceituou a ideia de BANI (Brittleness, Anxiety, Nonlinearity and Incomprehensibility), que ganhou força com a chegada da pandemia, significando fragilidade, ansiedade, não-linearidade e incompreensibilidade.
Ambos os ambientes são mutáveis e sem regras fixas, sendo que é por esse fator que uma pessoa possui diversas dúvidas sobre o futuro, principalmente quando estratégias feitas para o longo prazo perdem o sentido.
Levando em consideração esse contexto, as soft skills – que de soft não tem nada, na Kronberg preferimos chamar de “essential skills” ou habilidades essenciais – se tornarão mais importantes do que nunca:
● Lide com a fragilidade através da capacitação e resiliência;
● Lide com a ansiedade por meio da empatia e cuidado mental;
● Para um mundo não-linear, preste atenção ao contexto e seja adaptável;
● Para um mundo incompreensível, aja com transparência e intuição.
Sendo assim, os principais benefícios do desenvolvimento dessas atividades são:
- Mindset proativo e positivo para enfrentar as incertezas;
- Percepção sobre as oportunidades e ameaças, com decisões inteligentes e informadas;
- Habilidade para investigar as complexidades do ambiente de negócios;
- Agilidade de mente para adaptar-se às circunstâncias em constante transformação;
- Empatia, propósito e adaptabilidade para gerar resultados superiores.
Com os treinamentos do Grupo Kronberg, você estará sempre à frente no mercado e terá os melhores profissionais ao seu lado. Entre em contato conosco e saiba mais!
-
Compartilhe:
Deixe um comentário