A psicologia positiva é definida como uma área dedicada ao estudo, desenvolvimento e aplicação de intervenções positivas, tendo o intuito de aumentar o bem-estar e modificar os fatores que fazem parte do controle voluntário do ser humano.

Restaurar o equilíbrio com ênfase nas experiências positivas não significa evitar ou não reconhecer a importância de experiências negativas. O foco desse conceito deve ser no que está certo com as pessoas, já que existe pouca atenção aos fatores que dão sentido à vida, ou seja, um fator que tem sido atribuído ao baixo desempenho e expectativa.

Por isso, abordarei os cinco equívocos que impedem o fortalecimento da saúde mental e prosperidade na vida. Confira a seguir:

Equívoco 1: corrigir fraquezas cria um desempenho superior.

Existe a crença implícita de que um desempenho superior é obtido se os pontos fracos forem corrigidos. Mas pesquisas demonstram que essa é uma oportunidade de ressaltar os pontos fortes dos membros do seu time, sendo primordial para o engajamento dos colaboradores.

Equívoco 2: corrigir o que está errado resulta em bem-estar.

Sentimentos positivos não são opostos aos negativos, por exemplo: felicidade e infelicidade não estão na mesma sequência de eventos. Assim, o argumento utilizado por pesquisadores é que a ausência de distúrbios mentais não significa a presença de saúde mental — e vice-versa, pensamento que pode ser refletido na correção dos erros.

Equívoco 3: estratégias de coping (mecanismos de enfrentamento) refletem na redução de estados negativos.

O coping eficaz não significa, necessariamente, que haverá uma redução de estados negativos. Pesquisas apontam que não é a experiência com o estresse que determina o seu impacto na saúde, mas a forma como ele é percebido em determinadas situações. Assim, foque no fortalecimento dos pontos fortes das pessoas para que elas possam ter os recursos necessários para lidar com experiências difíceis.

Equívoco 4: fraquezas precisam de maior atenção porque os pontos fortes se desenvolvem e se resolvem por si.

Assim como as habilidades, os pontos fortes podem ser treinados e desenvolvidos, por exemplo: o otimismo pode ser aprendido e fortalecido por meio de prática e esforço, construindo novos hábitos.

 Equívoco 5: um foco nas fraquezas ajuda a evitar problemas.

É possível perceber que não se verifica muito sucesso na prevenção de problemas sérios, como burnout, depressão ou o abuso de drogas, por meio dos métodos tradicionais. Os principais avanços em prevenção ocorrem quando o foco está no desenvolvimento sistemático de competências — ao invés de corrigir fraquezas.

Desse modo, pessoas resilientes possuem algumas características em comum, como a ressalva às emoções positivas, forças de caráter, virtudes e competências, além de viver uma vida com propósito. Com base nessas informações, mude o seu mindset e seja um excelente líder à sua organização.

Contate o Grupo Kronberg. Nós possuímos os melhores treinamentos e estamos prontos para ajudá-lo no que for necessário!

  • Compartilhe:
  • Marketing Kronberg

Newsletter

Inscreva-se para receber nossos conteúdos e novidades