No meu último artigo falei sobre porquê o otimismo é uma escolha inteligente. Ele traz incríveis benefícios, mentais e físicos, para o ser humano, comprovado cientificamente.
Para ajudar a desenvolver essa característica separei 8 perguntas que você deve se fazer sempre que se encontrar diante de um desafio.
1- O PROBLEMA VAI DURAR PARA SEMPRE?
Um elemento chave do otimismo é o reconhecimento que não importa o quão terrível seja a situação, é temporária! Alguns aspectos deste desafio podem ser permanentes, mas outros se modificarão com o tempo.
Como esta situação se configurará em um ano? Cinco? Dez? Como queremos ser lembrados? Na nossa família, na nossa empresa, na comunidade, em nosso país?
2- UM PROBLEMA EM UM PILAR DA VIDA DEVE AFETAR TODOS OS OUTROS?
O pessimista encara um problema ou dificuldade não só como permanente, mas como abrangente também. Ou seja, deixa que esta situação se transborde para outras áreas de sua vida. Exemplo: a COVID-19 trouxe sérios problemas financeiros para a empresa, para a família. Ou seja, o domínio financeiro fica negativamente afetado. Não é porque este domínio da vida pode vir a ser um problema temporário que deixaremos de ser bons pais, mães, filhos, amigos e cuidadores de nós mesmos, de nossa própria saúde.
O otimista circunscreve este evento negativo àquela esfera de sua vida. Não deixa de conviver com harmonia em casa, com amigos (à distância temporariamente), e nem de investir na sua saúde e qualidade de vida.
3- A CRISE ATUAL TE LEVA A SENTIR IMPOTENTE PARA MODIFICAR SUA REALIDADE?
Uma parte fundamental do otimismo é saber que você pode tomar providências e agir para alterar sua situação. Muitas vezes não temos controle do resultado, mas temos uma escolha. Mesmo que tenha tentado inúmeras vezes, 100, 1.000? Thomas Edison fez 1.000 tentativas frustradas para inventar a lâmpada! Sua postura otimista, quando perguntado por um repórter como se sentia tendo “caído” ou fracassado 1.000 vezes foi: Não caí mil vezes. A invenção da lâmpada exigiu 1.000 passos!
Quais são as dez opções que ainda não contemplou? Mesmo aquelas fora de contexto, meio bobas. Muitas vezes algo fora da caixinha pode nos trazer insights valiosos. Que inovações posso trazer na família, nos meus hábitos, na minha empresa?
4- O QUE TE ENTUSIASMA NESSAS POSSIBILIDADES DE MUDANÇAS NA SUA VIDA?
Mesmo quando enfrentamos desafios, experimentamos uma sensação de antecipação; o que te entusiasma nesta situação? Se pudesse resolver isto da melhor maneira possível, quais poderão ser os benefícios? Mesmo se for “impossível” você pode imaginar esta situação dando certo? Como se sente quando contempla esta possibilidade?
5- O QUE ESTÁ DANDO CERTO PARA VOCÊ?
Fora deste desafio, o que está dando certo? Que oportunidades está perseguindo? Que contribuições positivas têm feito? Como ajudou a desenvolver, ensinar, empoderar outras pessoas? O que gera confiança em você? Que não te dá medo? O que te entusiasma? O que acha positivo sobre você? A que e a quem deve ser grato? O que e quem te dá alegria?
Como pode se fortalecer nestas áreas de forma a ajudá-lo com os desafios atuais?
6- O QUE ESTÁ FORA DE SEU CONTROLE?
Há problemas que não podemos resolver, ou partes de alguns problemas que fogem de nosso controle. Quando pensa sobre seu problema/situação, o que efetivamente está fora de seu controle? O que está sob seu controle?
Pode ser que a questão maior seja impossível, mas que escolhas ainda tem nesta situação?
7- SE TIVESSE CERTEZA QUE NÃO FRACASSARIA, O QUE FARIA OU MUDARIA AGORA?
O que é que visivelmente não está funcionando? Que parte disto é resultado de suas ações e escolhas? Se consegue reconhecer isto, está pronto para mudar?
Com a certeza de sucesso, o que tentaria? Tentaria mesmo sem a certeza de que vai dar certo? Qual é o risco? Oportunidade? O risco vale o ganho potencial?
8- COMO ACHA QUE UMA PESSOA QUE ADMIRA AGIRIA NESTE DESAFIO?
Pense em alguém que admira e respeita, ou alguém que te inspira ou seja uma fonte de luz em sua vida. O que ela diria, pensaria, ou faria? O que ela sentiria? Onde ela colocaria suas atenções?
Como esta pessoa pode ser uma fonte de inspiração e esperança para você?
-
Compartilhe: