Para começar este artigo, primeiramente, é importante definirmos o que são os conflitos: eles acontecem quando uma pessoa percebe que os seus interesses estão sendo afetados negativamente por outro indivíduo.
Assim, muitos de nós têm medo deles por acharem que estão atrelados às coisas negativas, como braveza, rejeição, culpa, vergonha e retaliação. Mas não lidar com as situações é pior, já que diversas sensações podem acometê-lo, por exemplo: sentir-se enganado por achar que estão tirando vantagem de você, acreditar que querem controlá-lo, ter o sentimento de estar ressentido etc.
Por isso, estou aqui para mostrar a você que existem quatro tipos de conflitos. Vamos saber mais?
Conflito de relacionamento
Esse conflito é caracterizado como uma guerra de personalidades, sendo que os comportamentos mais típicos são: perda de paciência em reuniões, troca de e-mails com tom de irritação, interromper os colegas etc.
Para corrigir essa situação, é necessário que o relacionamento seja melhorado e que haja um entendimento maior sobre o interlocutor.
Conflito de tarefa
Sendo a fonte mais comum de conflito no trabalho, ele é caracterizado como uma divergência sobre o objetivo de uma tarefa ou projeto em questão, por exemplo: duas pessoas que trabalham na mesma organização discordam sobre o risco que a empresa deve assumir em determinado caso.
Para obter êxito nessa questão, é importante que exista clareza nas informações e inovação no modo de agir.
Conflito de processo
O problema está no modo como as situações são conduzidas, tornando-se um conflito sobre como realizar uma tarefa ou projeto, ou seja, o meio utilizado para alcançar a meta. Um exemplo dessa situação é: você acha que é importante lançar uma nova iniciativa rapidamente, mesmo que sacrifique a qualidade dos serviços, enquanto o seu chefe acha que isso não deve acontecer.
Melhore essa situação transformando os processos e tendo mais soluções potenciais ao problema.
Conflito de status
Mesmo sendo incomum, mas problemático, esse conflito ocorre quando pessoas discordam de suas importâncias dentro de determinado grupo, ou seja, o problema está em quem está no controle, como uma corrida pela liderança de um projeto.
Uma hierarquia clara e melhor coordenação no trabalho podem garantir êxito nesse processo.
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