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Novas Estratégias para Enfrentar a Ansiedade e Promover o Autoconhecimento em Adolescentes

Novas Estratégias para Enfrentar a Ansiedade e

Promover o Autoconhecimento em Adolescentes

Os distúrbios de ansiedade representam as principais preocupações de saúde mental entre os adolescentes, e sua prevalência tem aumentado ao longo da última década. Pesquisas recentes mostram que, entre 2012 e 2018, houve um aumento de cerca de 30 a 40% nos casos, e essa tendência agravou-se durante os primeiros anos da pandemia de COVID-19, com um salto adicional de 70%, segundo dados de adolescentes na Alemanha.

Apesar da crescente prevalência, esses distúrbios frequentemente não recebem o tratamento adequado. Atualmente, as terapias comportamentais baseadas em evidências, como as Terapias Cognitivo-Comportamentais (TCC), são as mais estabelecidas. Essas terapias envolvem a identificação de gatilhos de ansiedade e a aplicação de estratégias para dessensibilizar o indivíduo, incluindo reestruturação de pensamentos positivos e exercícios de respiração, além de exposições repetidas aos gatilhos em um ambiente seguro. No entanto, nem todos os jovens obtêm alívio com a TCC e, entre aqueles que melhoram, muitos não mantêm as melhorias ao longo do tempo.

O Desenvolvimento Cerebral na Adolescência

A adolescência é um período de notáveis transformações cerebrais. Diferentes áreas do cérebro amadurecem em ritmos distintos durante este estágio. Áreas como a amígdala e o hipocampo, que estão envolvidas na processamento emocional, tendem a desenvolver-se mais cedo. Isso pode explicar a prevalência de respostas emocionais intensas e às vezes impulsivas entre adolescentes, visto que estas áreas ganham uma influência temporária sobre o comportamento antes que o córtex pré-frontal, responsável pela regulação das emoções e pela tomada de decisões, atinja sua maturidade plena. Este desenvolvimento mais lento do córtex pré-frontal pode resultar em uma desvantagem temporária na habilidade de lidar com estresses e pressões emocionais.

O Medo e a Ressignificação Emocional Positiva

O medo é uma emoção fundamental nos transtornos de ansiedade, funcionando inicialmente como uma resposta adaptativa essencial à sobrevivência. No entanto, quando esse medo persiste mesmo após a eliminação das ameaças, pode evoluir para um estado patológico de ansiedade. Pessoas com esses transtornos muitas vezes lutam para reconhecer quando uma situação já não é mais ameaçadora e podem generalizar uma experiência negativa, esperando que se repita em diferentes contextos.

Na aprendizagem tradicional de extinção, ou eliminação do medo, o objetivo é formar uma nova memória segura que compete com a memória original do medo, mas sem apagá-la completamente. Isso significa que os pensamentos de medo podem retornar mais tarde. Porém, as descobertas recentes indicam que através da atualização da reconsolidação de memória, é possível alterar a memória original de medo. Esse método não só reduz o medo durante o tratamento, mas também diminui as chances de ele voltar.

Mapeamento Diário de Emoções da Kronberg

Uma ferramenta inovadora que pode ser integrada ao tratamento de adolescentes com transtornos de ansiedade é o Mapeamento Diário de Emoções da Kronberg. Este método aumenta a alfabetização emocional e fortalece o autoconhecimento, permitindo aos jovens uma melhor compreensão de suas emoções e dos modelos mentais que orientam suas reações ou respostas.

Através de uma sequência disciplinada de descrição dos eventos diários e das emoções provocadas, seguida pela análise dos modelos mentais e da história de vida que contribuiu para esses modelos, os adolescentes podem aprender a distinguir entre reagir impulsivamente e responder conscientemente às situações. Este processo não apenas melhora a capacidade de lidar com a ansiedade, mas também equipa os jovens com ferramentas para abordar a vida de maneira mais reflexiva e menos reativa.

Essa abordagem integrativa promove uma melhor resposta ao tratamento ao equipar os adolescentes com a capacidade de reconhecer e modificar padrões de resposta emocional, potencialmente levando a melhores resultados a longo prazo. Modificações simples nas técnicas de TCC baseadas em exposição podem ser eficazes em reduzir gatilhos de medo e ansiedade em adolescentes, complementadas significativamente pelo uso do Mapeamento Diário de Emoções da Kronberg para reforçar o aprendizado e a aplicação prática dessas técnicas.

As novas descobertas sobre o cérebro adolescente oferecem esperança de tratamentos mais eficazes e personalizados para jovens com ansiedade, enfatizando a importância de uma abordagem baseada no desenvolvimento cerebral e enriquecida pelo autoconhecimento profundo.

A integração de novas técnicas como a reconsolidação da memória e o uso de ferramentas de autoconhecimento como o Mapeamento Diário de Emoções pode transformar o tratamento da ansiedade em adolescentes, oferecendo novas esperanças e direções para uma vida mais saudável e equilibrada.

Carlos Aldan

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