Tempo de negociação, sempre representa um bom investimento para todos os negócios
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Estamos na era das Soft Skills! Diferentemente das Hard Skills, que podem ser ensinadas de forma mais tranquila, as Soft Skills são as habilidades que compõem a personalidade e o comportamento dos profissionais, tais como aptidões mentais e sociais, fundadas no pilar da inteligência emocional, como diria Daniel Goleman, especialista neste assunto.
Segundo ele, as Soft Skills são traços e comportamentos que caracterizam nossos relacionamentos com outras pessoas.
Com a evolução das formas e técnicas de aprendizado aliadas às necessidades e mudanças constantes do mundo corporativo, torna-se evidente, no decorrer do tempo, que bons currículos, por si só, não são capazes de conservar bons empregos, de modo que, além de graduações, especializações e MBA’s, as habilidades comportamentais fazem parte do conglomerado de requisitos essenciais para os profissionais.
Uma das Soft Skills que faz parte do nosso cotidiano é a negociação
A negociação é o método utilizado desde o início dos tempos para atingir objetivos e alcançar algo que se deseja, e, não é algo que se aprende, mas que pode e deve ser desenvolvido.
É certo que negociamos o tempo todo, desde o momento em que acordamos até quando vamos dormir, entretanto, o mercado de trabalho possui como requisito intrínseco, a fluência em negociação. Muito além da técnica e do conhecimento, são necessárias determinadas habilidades para atingir o objeto almejado, de modo que, o autocontrole, por exemplo, dará ao profissional a capacidade de manter-se firme quando receber um não ou estar sempre preparado ao receber uma proposta inviável.
Um profissional com percepções estratégicas entende que, ainda mais nesse momento de pandemia, é necessário que tenhamos equilíbrio, compressão e, inteligência emocional, pois, sempre podemos nos antecipar e negociar várias das situações vivenciadas ao longo dos dias. Podemos e devemos oferecer opções às partes envolvidas nos problemas que vivenciamos no dia a dia, que não há necessidade de suportarem um ônus desnecessário, como, por exemplo, recorrer ao sistema judiciário, gerando investimento de tempo e dinheiro, quando na verdade podia ter sido resolvido o problema através de uma boa rodada de negociação.
Tempo de negociação, sempre representa um bom investimento para todos os negócios. E é nesse sentido que surge a necessidade de desenvolvimento de relacionamentos interpessoais, capacidades persuasivas e boa oratória para superar até mesmo as negociações mais complexas de forma eficaz, independentemente da área de trabalho, de modo que, a fluência em negociação será de grande valia para qualquer profissional, sem falar nos relacionamentos particulares.
No mundo corporativo é fundamental que o profissional tenha no seu portfólio de qualificações a negociação, pois essa é uma competência que sempre trará vantagens nos relacionamentos profissionais e particulares. A fluência em negociação como Soft Skills é requisito dos mais importantes nos mais modernos processos de recrutamento e seleção de pessoas, considerando que, na era atual, o que nos diferencia são nossas habilidades comportamentais, e estas não estão fadadas ao esquecimento.
Fonte: https://www.mundorh.com.br/a-necessidade-de-fluencia-em-negociacao-na-era-das-soft-skills/
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