Não está fácil, né? Mas, você e sua equipe tem como passar por isso melhor do que você imagina.

Manter-se produtivo, superar dificuldades práticas e emocionais, criar e seguir novas rotinas, conviver com más notícias e muita insegurança… e, quem está trabalhando em casa com a família, ainda tem de equilibrar um bom astral para não piorar o clima.

Se você é um líder, soma-se a responsabilidade de manter a equipe unida e produzindo, reconhecendo as dificuldades das pessoas, já que cada um está reagindo à sua maneira. Há os que estão até mais produtivos em home office, há os que estão sofrendo profundamente com ansiedade. Cada um com suas razões e circunstâncias.

A gente pensa no quanto essa situação está exigindo de nós e de nossas equipes. Exigindo muito mais de competências que muitos nunca tiveram a oportunidade de desenvolver, muito menos para ajudar aos outros. Autodisciplina, Resiliência, Colaboração, Comunicação…

Mas a competência fundamental e que vai ajudar em todas as situações é a Inteligência Emocional. Antes de tudo, temos de confiar na nossa capacidade de adaptação e solução de problemas. Valorizando a nossa percepção e entendimento das pessoas e situações.

A Inteligência Emocional e o autoconhecimento

Liderar uma equipe em uma crise é como seguir as instruções de emergência dos aviões – você põe a máscara em você mesmo antes de ajudar a criança – e a sua responsabilidade começa em se manter bem para poder ajudar os outros.

Assim, também, é o desenvolvimento da Inteligência Emocional. Com o autoconhecimento que vem antes do entendimento dos outros. Então, é por aí que devemos começar. Pelo autoconhecimento, o pilar mais importante da Inteligência Emocional. Reconhecer como as nossas emoções nos afetam nos ajudará a controlá-las para pensar com mais serenidade. Identificar como os nossos vieses e preferências influenciam nosso discernimento nos ajudará a decidir com clareza. Entender as nossas falibilidades e preconceitos nos fará valorizar mais os outros e vê-los com mais empatia. Dominar esses mecanismos vai ajudar em uma comunicação muito mais empática e assertiva.

Em apenas 2 dias, você pode aprender a desenvolver a sua Inteligência Emocional com o Workshop desenvolvido pela Kronberg em parceria com a Vasselo Goldoni Desenvolvimento Humano. Tudo será online, e você sairá com uma percepção mais positiva e focada em seu desenvolvimento profissional. Para se inscrever ou saber mais informações CLIQUE AQUI!

 

Texto por: Redação RH pra Você
Adaptado pelo time Kronberg

Fonte: https://rhpravoce.com.br/posts/inteligencia-emocional-em-tempos-de-coronavirus

  • Compartilhe:
  • Marketing Kronberg

Newsletter

Inscreva-se para receber nossos conteúdos e novidades